quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Design como profissão


É difícil uma pessoa estar totalmente atualizado sobre tudo que for relacionado à tecnologia, pois estamos num mundo onde todo dia temos novidades, diferente dos tempos antigos. Assim aconteceu com uma nova profissão que vem surgindo rapidamente e atraindo novos seguidores a este ramo de trabalho. Estamos falando do design.


O design(do inglês com o significado de projeto, esquema), evoluiu tanto que hoje é segmentado em diversos tipos, como design de produto, design gráfico, projetista, etc. Porém, ele ainda não é considerado um emprego regular, tanto que em várias empresas não vemos cargos com o nome de designer, sempre encontramos estes profissionais com o título de diretor de arte nas empresas de publicidade ou marketing. Vale lembrar que isto não impede a existência de profissionais trabalhando com criação para a mídia.


Hoje em dia, ser um designer é o sonho de muito dos jovens que se interessam por esta área, por ser de fácil acesso o aprendizado. E o sonho realizado de poucos profissionais reconhecidos pela sua região.


Entre os designers, existem aqueles que acreditam no potencial artístico e outros que defendem o tecnicismo, baseados nas duas escolas principais de design, como a Bauhaus e a Escola de Ulm. Vale ressaltar que assim como todas as profissões, precisamos ter experiências no ramo de trabalho, ser criticado sempre para evoluir, praticar e nunca desistir, pois não é fácil ser um bom designer. Muitos tentam, porém poucos conseguem.


Por quê tecnicismo? Pelo motivo de existir a teoria das cores, escaldas de proporção, conhecimentos de tipografia, desenho técnico, conhecimento sobre as escalas de cores CMYK, RGB e Pantone. Porém não adianta saber da teoria, precisamos praticar, ter experiências da profissão e a criatividade vai diferenciar um profissional do outro.

Fonte: iMasters

Nenhum comentário: